Título: Memórias de julho
Autor: Jéssica Figueiredo
Editora: Livro independente
Páginas: 334


O livro Memórias de julho foi lançado de forma independente pela autora pernambucana Jéssica. Tive o prazer de conhecer sua obra por meio do instagram e fiquei curiosa em ler o livro pelos quotes que li na internet, e acabei ganhando o livro de presente do meu noivo.

O livro é fofo! A narrativa é leve, a história é super bem escrita e a identificação com os personagens começa logo nas primeiras páginas, afinal, todos nós fomos criança um dia. Brincamos na rua, inventamos histórias e lugares para brincar, tivemos nosso grupo de amigos...e é disso que se trata o livro: AMIZADE. A mais pura e verdadeira amizade que já tivemos na vida: A amizade da infância.

Marcos, Mila, Mari, Juan e Lucas são amigos e têm na faixa dos 8 anos quando a narrativa começa. Todos os anos, nas férias de julho, eles se encontram diariamente numa cabaninha. Lá eles dividem tudo sobre a vida e as descobertas que cada um deles é obrigado a enfrentar, a medida que vão crescendo.  Em um pequeno baú, todos os anos, eles depositam seus desejos mais secretos escritos em um papel, junto com uma foto do grupo. A promessa é de que, em algum momento mais tarde, os 5 amigos se encontrarão para abrir o baú e reviver aqueles momentos. Eles, como toda criança, acreditam que aquela amizade será eterna. Até que, alguns anos mais tarde, um acontecimento faz com que eles se afastem, e a promessa acaba ficando perdida no tempo.A partir desse ponto, como a história é narrada pela perspectiva de Marcos, nós vamos ter uma noção do quanto determinado acontecimento influenciou na vida e na personalidade dele.

Marcos agora tem 28 anos e depois daquele dia nada mais foi igual para ele. Após viver anos sem noticia dos amigos, e sendo assombrado pelo passado, ele decide ir atrás de cada um deles para cumprir a promessa feita ainda na infância. Chegou o momento de abrir o baú! Como a vida deles mudou, como cada um seguiu, continuou vivendo, venceu e se virou. O rumo da vida de cada um deles separados...e como uma verdadeira amizade é realmente para todo o sempre!

O que acontece para separar esses 5 amigos não posso dizer aqui, mas digo que me pegou de surpresa. Quase não consigo ler o resto do livro. O rumo que a história toma também foi uma (grata)surpresa, pois foi um caminho que eu nunca imaginei tomar, meio "espiritual". Posso dizer que chorei muito! E que, ao terminar o livro, minha vontade foi de sair atrás de cada amigo que se perdeu por esses caminhos loucos e sem volta que nossa vida vai tomando a medida que vamos crescendo.

O texto ficou tão grande que acabei diminuindo algumas coisas. Tudo escrito acima são os prós dele.

Contras: Encontrei alguns errinhos de português. Nada que comprometesse a leitura do livro. Mas sinceramente? O livro foi lançado independente, e pessoa tem que ter muito "colhão" pra isso. Não teve uma revisão profissional, então quem sou eu pra julgar? Não interferiu na minha leitura e não deixei de derramar nenhuma lágrima por causa disso.



Vocês podem ver mais do livro no insta da autora aqui ou no blog que ela administra aqui. Os livros são vendidos por ela mesmo, a um valor de R$25,00 e entrega para todo Brasil. Confiram lá! Recomendo!!!





Deixe um comentário