Título: Antes que eu vá            
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 360

Descrição: Samantha Kingston. 12 de fevereiro, dia do cupido. O dia em que ela vai perder a virgindade com o namorado. O dia que ela vai morrer!
Samantha tem a vida que muitas garotas na idade dela gostariam de ter. É popular, tem seu grupinho de amigos, namora um dos garotos mais cobiçados da escola...e para por aí. A típica adolescente "americana" que consegue ter algum destaque no ensino médio. É metida, chata, birrenta e mimada. Se acha superior aos outros e gosta de deixar isso bem claro em suas atitudes egoístas e preconceituosas. No dia 12 de fevereiro ela acorda animada. É dia do cupido na escola, tem uma festa à noite, e depois ela vai ter sua primeira vez com seu lindo namorado.
Mas um acidente de carro muda tudo. Pior do que morrer, ela acaba presa ao seu último dia, e vai reviver aqueles momentos várias e várias vezes.

"Eis outra coisa a se lembrar: A esperança o mantém vivo. Mesmo quando você está morto, é a única coisa que o mantém vivo."

Dividido em 7 capítulos, cada um para uma das mortes de Sam, o livro vai revivendo os últimos momentos dela. Mostrando como, ao perceber o que está acontecendo, Sam vai tentando modificar as coisas e tentando resgatar pessoas que eram importantes para ela. O livro mostra como, por trás da imagem de garota popular, existe uma pessoa totalmente "humana". Sam percebe que aquela é uma chance de se redimir, mudar os acontecimentos e salvar a vida de alguém que ela atormentou por todos esses anos.

"Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: O que eu fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu mereça morrer assim? O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz? É realmente pior do que você faz? Pense a respeito."

Prós: O livro levanta uma questão interessante. Mostra que todo mundo tem um lado bom e um lado ruim. Que todos podem cometer erros, mas o que importa mesmo é sempre tentar se redimir e acertar. É claro, tem a pitada de romance, com o fofo do Kent. Aliás, ouso dizer que, a meu ver, boa parte das mudanças por que Sam passa são graças a ele. O livro me deixou com um nó na garganta várias vezes, e me surpreendeu no final (post sem spoilers).

Contras: O livro se prende a um único dia, que é repetido por sete vezes, o que acaba se tornando um pouco monótono e em alguns momentos até irritante. Isso fez com que eu demorasse mais do que o normal para conseguir terminar a leitura, e tivesse vontade de pular algumas páginas de vez em quando.

"Não estou com medo, se é isso que você está imaginando. O instante da morte é cheio de som, calor e luz, tanta luz que me preenche, me absorve: um túnel de luz subindo vertiginosamente, arqueando cada vez mais para o alto, e se o canto fosse uma sensação, seria esta, esta luz, esta elevação, como uma gargalhada...o resto você terá que descobrir por si mesmo."  




Deixe um comentário