Título: Desde o primeiro instante
Autor: Mhairi McFarlane
Editora: Novo Conceito
Páginas: 464

Descrição: É muito fácil gostar de um livro quando você se identifica com a história ou com algum personagem. Difícil é conseguir falar sobre ele sendo imparcial. Ainda bem que não sou jornalista e posso falar o que eu quiser aqui.
E a verdade é que eu A-M-E-I esse livro! Amei a Rachel, e realmente me vi em diversas situações. Eu entendi ela e toda a sua confusão mental! Vamos lá...
Rachel tem 31 anos, e mantém um relacionamento sério à treze anos com Rhys, um músico bonitão. Eles estão planejando o casamento quando Rachel, cansada de ser "dominada", decide acabar tudo. E é quando, mais ou menos por acaso, ela reencontra Ben, seu melhor amigo da época da Faculdade, que agora está casado e ainda mais bonito.
Na história, enquanto acompanhamos o que acontece quando eles se reencontram depois de dez anos sem saber um do outro, temos também alguns flash black's da época em que Rachel e Ben eram unha e carne na Faculdade.
Na nova fase que está passando, Rachel luta para conseguir viver sozinha depois de tanto tempo, e administrar problemas no trabalho, enquanto tenta lidar com novos sentimentos e conseguir diferenciar atitudes certas e erradas. Um caos total!
Ao ler sobre o passado deles, fica claro o sentimento que ambos nutriam um pelo outro, apesar de Rachel tentar o tempo todo negar para si mesmo que estava apaixonada pelo Ben, e se manter sempre fiel à Rhys; Em contra partida temos Ben apaixonado por Rachel, mas respeitando tanto a amizade e o relacionamento dela, a ponto de nunca falar sobre seus sentimentos.
Durante a narrativa, a medida que fatos do passado são apresentados, a gente vai imaginando o que pode ter acontecido para os dois se afastarem, mas as suspeitas só se confirmam lá pelo final do livro.

"estar com a pessoa errada é mais solitário do que estar sozinho."

Prós: Rachel é uma mulher inteligente, independente e engraçada, mas nem por isso deixa de ser imatura muitas vezes. Não existe nada fantasioso sobre o personagem dela. E isso torna a identificação ainda mais fácil. Quem nunca se sentiu insegura ao terminar um relacionamento longo e ter que encarar a vida de solteiro? Quem nunca se sentiu mal ao ser pressionado pelos pais à dar um rumo na vida? Quem nunca se deixou levar pelos acontecimentos e acabou tomando decisões erradas? Rachel fez tudo isso. Ela é humana!
Outra coisa maravilhosa no livro é o grupo de amigos de Rachel. Caroline, Mindy e Ivor não foram personagens secundários em nenhum momento. Eles tiveram história dentro do livro e foram primordiais para várias decisões e acontecimentos na vida de Rachel.

Contras: De início fiquei me perguntando "o que tem nesse Ben além de beleza?". Não dá pra simpatizar com ele de cara.  Mas depois, com o decorrer do livro, vi que ele teve que se esconder por trás da imagem de homem casado. E quando estava sem a esposa, ele era exatamente o Ben da época da Faculdade. O cara legal, despojado e brincalhão. Achei isso injusto com ele, e com a gente, mas nem dá pra dizer que seja exatamente um contra né?!

"Não faça nada e nada vai acontecer. A vida é feita de decisões. Ou você as toma ou elas são tomadas por você, mas você não pode evitá-las." 






2 Comentários

  1. Agora eu quero ele também?! Super indecisa aqui!!
    PS: amei o jeito como faz suas resenhas, passa uma forma bem simples do livro!!

    ResponderExcluir