Título: @mor

Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de letras
Páginas: 184

Descrição: Emmi decide cancelar por e-mail a assinatura de uma revista. Só que o e-mail que ela envia cai na caixa de entrada de Léo por engano. Alguns meses depois, Léo recebe um novo e-mail de Emmi por engano, e acaba respondendo. Começa uma relação totalmente virtual entre esses dois personagens, fazendo surgir ali um laço de amizade e atração. 
E é exatamente isso que companhamos nesse primeiro livro (sim, ele tem continuação!!). A troca de e-mails entre Emmi e Léo. 
Não existe nada paralelo. Não é passado para o leitor nenhum tipo de pensamento ou acontecimento além das telas do computador. A gente vai conhecendo os dois à medida em que eles vão se conhecendo também, e conhecemos exatamente aquilo que um conhece do outro. 
Vamos acompanhando o interesse entre eles aumentar a cada mensagem. Vemos a troca de confidências, o jogo claro de sedução que existe entre eles, laços fortes sendo criados, e as tentativas (frustradas) e o medo dos dois de aparecerem um para o outro. É o bom e velho "E se ele se decepcionar comigo?" Ou pior ainda, "se eu me decepcionar com ele?" Então eles acabam criando uma imagem perfeita um do outro.

"Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever duas coisas me ocorrem. 1) Sinto saudades. 2) falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito!" 
Emmi é casada e tem filhos, uma vida boa e estruturada. Uma relação baseada na confiança e na sinceridade. Cheguei a ter inveja de como ela é bem casada e ao mesmo tempo consegue ser uma pessoa tão livre. Em contra partida, Léo está passando pelo período de luto que o fim de um relacionamento trás, convivendo com a decepção por não ter dado certo e a solidão de estar totalmente sozinho. Mas nada disso é capaz de impedir o sentimento que cresce entre eles a cada e-mail trocado.

Em tempos onde as relações são cada vez mais virtuais, é legal ter um livro que passe pra gente que sim, é possível conquistar e manter uma relação assim. Infelizmente é difícil passar pra vocês o quão gostoso o livro é. Pode ficar parecendo que é um livro muito subjetivo, mas não é. Acreditem em mim. O relacionamento que existe entre eles é complexo, fisicamente inexistente, e que nos faz viajar junto com eles.

Prós: O autor consegue passar para o leitor todas as emoções existentes ali. Toda a tensão sexual, todo o medo que existe...você sente tudo. Torce, se frustra, tem raiva e no final mal consegue respirar. É uma loucura!!

Contras: O fato de só lermos emails durante todo o livro, apesar de ser o que chama atenção para ele, acaba se tornando cansativo em alguns momentos. Os diálogos são maravilhosos, mas vez ou outra nos deparamos com alguma coisa totalmente desnecessária para o enredo. Vou confessar aqui que pulei algumas linhas de emails que não me interessaram.

"Emmi, eu preciso saber como é o seu cheiro. Eu tenho a sua voz em meus ouvidos, agora eu preciso de seu cheiro em minhas narinas. Sério, Emmi: venha até aqui."



Deixe um comentário