Fonte: Google

Título: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intríseca
Páginas: 320

Descrição: Gente, tenho que dizer como é difícil fazer uma resenha sobre esse livro, Quando a gente se apaixona por uma história como eu me apaixonei por essa, fica sempre a sensação de que nada que a gente escreva vá fazer justiça ao livro. E "Como eu era antes de você" está no topo da minha lista de livros perfeitos.
Nunca tinha lido um livro da Jojo, e ao olhar para a sinopse e principalmente para a capa desse livro, comecei a lê-lo sem pretensões. Não esperava nada da história. E como é bom ser surpreendida assim!
Will era um jovem rico, bem sucedido e cheio de vida, que adorava se aventurar. Até o dia em que um acidente mudou toda a sua vida, e o colocou em uma cadeira de rodas, tetraplégico. Alguns anos depois do acidente ele conhece Louisa Clark, uma mulher com 26 anos, desempregada, sem ambições e de família humilde. Lendo assim, parece mais um romance clichê. Não é! Vão por mim.
Louisa consegue um contrato para trabalhar durante 6 meses cuidando de Will. E ao chegar na incrível mansão dele, se depara com um jovem devastado pelo destino. Mal humorado, amargurado, e sem vontade de viver (literalmente).

"Ele me suportava, mas eu tinha a sensação de que, frequentemente, queria ficar sozinho. Ele não sabia que essa era a única coisa que eu não o deixaria fazer."

Com o tempo, Louisa consegue quebrar a barreira que Will colocou na sua vida, e com seu jeito extrovertido, ela conquista a amizade e a admiração dele. Quando já estava totalmente envolvida, Louisa descobre os planos de Will para cometer uma espécie de "suicídio assistido". Arrasada, ela consegue o apoio da irmã, e juntas elas começam a pôr em prática um plano afim de mostrar a Will tudo que ele ainda pode fazer e como vale a pena viver, mesmo nas condições em que ele se encontra. Começa ai a luta contra o tempo de Louisa para fazer com que Will desista da ideia de acabar com a própria vida. Ela entra em fóruns e páginas da internet específicas para pessoas com algum tipo de deficiência, e consegue muitas dicas de atividades, programações e viagens que ela pode realizar com Will. E ele, mesmo com uma certa resistência, acaba topando tudo que lhe é proposto, apenas para agradar Louisa.
Preciso confessar a vocês que eu chorei, me emocionei, torci, me desesperei e me choquei com essa história.

"Queria apertar cada parte minha nele, deixar alguma coisa minha nele, dar a ele cada pedaço da minha vida e obrigá-lo a viver. Percebi que estava com medo de viver sem ele. Com que direito você destrói a minha vida - eu queria perguntar - e eu não estou autorizada a dizer nada sobre isso?"


Prós: Numa narrativa emocionante e empolgante, Jojo coloca em discussão temas relevantes sobre um universo que muitos podem não conhecer. Mostra como é possível, com força de vontade e com o amor dos que nos cercam, superar qualquer adversidade. Mostra como o amor pode ser forte e eficaz, e como a amizade é uma base sólida, capaz de superar tudo. Jojo nos faz pensar na nossa vida, repensar diversos valores, e nos mostra como precisamos ter pessoas ao nosso lado. Em resumo, é um livro sobre amor, lealdade, amizade e superação. O livro é lindo e nos traz muitas lições de vida.

Contras: Eu chorei! E eu odeio admitir que algo (livro, novela, filme, série...) me fez chorar. Fora isso, o livro me tocou de um jeito, que mesmo depois de mais de um mês  que eu terminei a leitura, ainda não tinha conseguido falar sobre ele. Sem contar que não consegui ler nenhum outro da Jojo ainda. A expectativa subiu com relação a ela, e tenho medo de me decepcionar. Meus argumentos contra "Como eu era antes de você" estão meio fracos né?! É porque não tem, gente. Sério!!

"É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins, e total incapacidade de disfarçar o que sente (...) Não pense muito em mim. Não quero que você fique toda sentimental. Apenas viva bem. Apenas viva!"



3 Comentários

  1. Amo amo amo amo este livro e estou ansiosa pelo filme!!!
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me permita ser um pouco desinformada...vai ter filme???? OMG!! *-*
      Obrigada pelo comentário. Passe por aqui mais vezes!! :)
      Beijos!!

      Excluir
  2. Amo amo amo amo este livro e estou ansiosa pelo filme!!!
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir